Este blog tem a finalidade de divulgar assuntos referentes a segurança pública da região do Grande ABC, bem como receber sugestões e opiniões do público interno e externo.

Caso seu interesse seja fazer uma denúncia solicitamos que utilize o Disque-Denúncia (181).

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Índice de homicídios cai 29,17% na região do Grande ABC




Os cumprimentos e o reconhecimento pelos expressivos resultados dos indicadores criminais no mês de julho, conforme estatística oficial publicada pela CAP/SSP ontem, e repercutida em matéria no Jornal "Diário do Grande ABC" na data de hoje.

Sabemos que ainda há muito por fazer, mas é sempre bom poder lutar em meio a vitórias.
Parabéns a todos.

MARCELO CORTEZ RAMOS DE PAULA
Coronel PM Comandante


link da matéria publicada no Jornal Diário do Grande ABC: http://www.dgabc.com.br/Noticia/1553373/indice-de-homicidios-cai-29-17-na-regiao  

Seção de Comunicação Social do CPA/M-6

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Responsabilidade do Porte de Arma de Fogo

 Em 25 de agosto de 2015, os alunos da Escola de Formação de Soldados do CPA/M-6 participaram de um treinamento sobre Responsabilidade do Porte de Arma de Fogo, com técnicas de Programação Neurolinguística (PNL) aplicada pela equipe  da Capitão PM Graziela, 1º Sargento PM Cicinato, 1º Sargento PM Moreno e Cb PM Tais.
Dentro do que foi proposto, os alunos tiveram a oportunidade de participar de atividades que reforçaram os Valores Éticos do Policial Militar e sobre a responsabilidade de portar uma arma de fogo dentro e fora do serviço, bem como sobre algumas consequências do uso inadequado do armamento diante das escolhas ou decisões tomadas pelo policial.





Dinâmica realizada com os alunos da Escola de Formação de Soldados.


Seção de Comunicação Social do CPA/M-6

"PROMOÇÃO, FATO PERMANENTE"




Na carreira militar, é tradição reservarem-se datas para a promoção daqueles que a integram. Visto dessa forma, o ato de promover alguém parece frio, automático, desprovido de emoção.

Porém, basta fitarmos os olhos de alguém recém promovido, para percebermos todo o valor que esse fato, para alguns banal, possui para aquele por ele beneficiado.
Isso porque a maior parte de nós, policiais militares, percebe já no início de nossas carreiras, que "a promoção" é algo que pode nos acontecer a cada dia, e muitas vezes mais de uma vez ao dia. Sim, a promoção, entendida na sua acepção mais correta, de constante e permanente evolução, não é uma data marcada na folhinha. Muito mais que isso, ela é um modo de viver: o modo de viver que nós, policiais militares, escolhemos, ao decidirmos fazer a cada dia mais e melhor do que fizemos no dia anterior.
Sim, é verdade! Continua existindo a data da promoção, o dia marcado na folhinha! Mas ele é, tão-só, o dia em que alguns de nós - os promovidos -  recebem a permissão para, de forma acumulada, usufruírem de toda a satisfação gerada a cada dia de evolução, a cada dia em que se fizeram melhores.
Portanto, Oficiais nesta data "promovidos"! Aproveitem cada instante desta data reservada ao usufruto das pequenas vitórias da luta de cada dia. O reconhecimento é de vocês! Mas não se esqueçam, que a verdadeira promoção, aquela que não se extingue quando desaparece o brilho da nova estrela, essa, é conquistada a cada dia, e independe de publicação em Diário Oficial.
Que a chama da promoção diária acompanhe cada um de nós, todos os dias, permitindo-nos sermos, a cada dia, melhores do que fomos ontem, na árdua mas recompensadora missão de proteger vidas!
Fiquemos com Deus!"


Atenciosamente,

MARCELO CORTEZ RAMOS DE PAULA
Coronel PM Comandante

Seção de Comunicação Social do CPA/M-6

Homenagem do CPA/M-6 alusiva ao "Dia do Soldado"

Luis Alves de Lima e Silva, o DUQUE DE CAXIAS.

O Dia do Soldado é comemorado em homenagem ao nascimento, em 25 de agosto de 1803, de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.
Embora seja uma data que remeta à lembrança de uma figura ilustre do Exército Brasileiro, serve de inspiração, para nós, policiais militares, todos soldados da nobre missão de garantir a Segurança da Sociedade Paulista.
O Duque de Caxias ficou conhecido como o “Pacificador” , pois empreendia todas as forças para subjugar o inimigo. Creio que seja esse também um dos atributos da Polícia Militar, que diuturnamente se faz presente nos 645 (seiscentos e quarenta e cinco) municípios do Estado de São Paulo, com seus valorosos homens e mulheres, os quais, com fervor, buscam a paz, anseiam por ela e com amor febril, fazem rebrilhar em sua farda a glória e a vitória frente aos inimigos,  esperança que nosso povo alcança graças ao labor de cada um dos mais de 100.000 (cem mil) soldados de nossa Corporação.

Hasteamento da Bandeira em homenagem ao 'Dia do Soldado"





Solenidade alusiva ao "Dia do Soldado" na Sede do CPA/M6
Solenidade alusiva ao "Dia do Soldado" na sede do 41º BPM/M.

Biografia de Duque de Caxias:
Duque de Caxias (1803-1880) foi militar brasileiro. Foi nomeado Patrono do Exército. Recebeu o título de Barão de Caxias. Foi nomeado comandante das Armas da Corte. Recebeu o título de conde e foi escolhido para o Senado por D. Pedro II. Recebeu o título de marquês. Com 66 anos recebe o título de duque. No dia 25 de agosto, dia do seu nascimento, é comemorado o dia do soldado.
Duque de Caxias (1803-1880) nasceu no município de Porto da Estrela, hoje Duque de Caxias, Rio de Janeiro, no dia 25 de agosto. Era filho do Tenente Francisco de Lima e Silva e Cândida de Oliveira Belo. Era neto do Coronel José Joaquim de Lima e Silva. Foi admitido como praça no dia 22 de novembro de 1808, no Regimento de Infantaria de Linha, com apenas cinco anos. Aos 14 anos entrou para o serviço efetivo.
Com apenas 15 anos de idade ingressou na Escola Militar tornando-se alferes e ingressou para a Academia Real Militar. Em 1821, já tenente concluiu o curso de oficial. Lutou na Bahia no Batalhão do Imperador em 1822, contra os soldados portugueses que não aceitavam a independência do Brasil. Com a vitória do Batalhão, é promovido a capitão e com 21 anos recebe a Imperial Ordem do Cruzeiro, das mãos de D. Pedro I. Em 1825 foi chamado para manter a unidade nacional na Campanha da Cisplatina. Ganhou as insígnias de major e as comendas da Ordem de São Bento de Avis e Hábito da Rosa.
Em 1831, após a abdicação de D. Pedro I, permaneceu ao seu lado e participou do Batalhão Sagrado, para manter a ordem no Rio de Janeiro. Organizou a Guarda Nacional que depois de transformou em Guarda Municipal Permanente. Em 1832 a guarda municipal lutou contra a tentativa de derrubar a Regência.
Duque de Caxias casa-se com Ana Luísa do Loreto Carneiro Vianna, no dia 2 de fevereiro de 1833, ela com apenas 16 anos, neta da Baronesa de São Salvador de Campos. Em dezembro do mesmo ano nasce Luísa de Loreto. Em 24 de junho de 1836 nasce a segunda filha Ana de Loreto. O filho Luís Alves Júnior faleceu ainda na adolescência.
Em 1837 foi promovido a tenente-coronel e seguiu para o Rio Grande do Sul para lutar na Revolução Farropilha. Já no Posto de Coronel em 1839, foi incumbido de governar o Maranhão, conseguindo derrotar a Balaiada. Regressou ao Rio de Janeiro em 1841, sendo logo solicitado para combater os revoltosos da província de São Paulo, do qual foi nomeado Vice-Presidente.
Em 1842 foi nomeado comandante das Armas da Corte, cargo já ocupado por seu pai. Em abril de 1845 foi promovido a marechal-de-campo, recebe o título de conde e é escolhido para o Senado por D. Pedro II. Foi nomeado para a Pasta da Guerra em 1855, e Presidente do Conselho em 1862; foi promovido a Marechal Graduado no mesmo ano. Combateu em vários conflitos de fronteira no sul do Brasil. Volta ao Rio, vitorioso, e com o título de marquês.
Duque de Caxias recebe, co 66 anos, o título de duque. No dia 23 de março de 1874 morre sua esposa. Em 1875 foi nomeado presidente do Conselho de Ministros. Após importantes vitórias, cansado e doente, retirou-se para a fazenda do Barão de Santa Monica, seu genro, hoje Ji-paraná, Rio de Janeiro. Retornou ainda ao Senado e foi Conselheiro de Estado Extraordinário.
Luiz Alves de Lima e Silva morre no dia 7 de maio de 1880. Em 1962 foi nomeado pelo Governo Federal o Patrono do Exército. O dia 25 de agosto, dia de seu nascimento é celebrado o dia do soldado

Seção de Comunicação Social do CPA/M-6



sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Palestra sobre "Crimes Militares" aos Acadêmicos do Centro Universitário Fundação Santo André

Palestra ministrada pelo Capitão PM Barboza
 No dia 19 de agosto, nos períodos da manhã e noturno, o CPA/M-6 recebeu em sua sede a visita de Acadêmicos de Direito do Centro Universitário Fundação Santo André.

Conforme convite do Dr. Luiz Wagner Miqueletti Júnior - Professor Titular de Direito Penal, duas turmas de acadêmicos de Direito da referida Instituição compareceram para assitir uma palestra ministrada pelo Chefe da Seção de Justiça e Disciplina deste CPA, Capitão PM Barboza, com o tema "Crimes Militares".

O objetivo foi para os universitários absorverem o conhecimento deste experiente oficial da Polícia Militar, ao mesmo momento que foi realizada uma importante aproximação entre os acadêmicos e futuros operadores do Direito com a Instituição Policial.

O evento teve abertura com palavras do Comandante do CPA-M6 Coronel PM Cortez, palavras do Chefe do Estado Maior do CPA-M6 Tenente Coronel PM Soffner, a palestra com o Capitão PM Barboza e posterior 2º Tenente PM Almeida e 2º Sgt PM Cândido apresentaram a rotina do COPOM ABC (Centro de Operações da Polícia Militar).

Coronel PM Cortez faz a abertura do Evento bem como responde perguntas dos universitários
Primeira turma no período da manhã.

Visita ao COPOM ABC, acadêmicos foram recepcionados pelo 2º Sargento PM Cândido e pelo 2º Tenente Almeida







Dr. Luiz Wagner Miqueletti Júnior (Professor Titular de Direito Penal) com os Acadêmicos de Direito do Centro Universitário Fundação Santo André recepcionados pelo Tenente PM Almeida, Capitão PM Barboza, Tenente Coronel PM Soffner e Coronel PM Cortez 

Segunda turma no período noturno.






Dr. Luiz Wagner Miqueletti Junior - Professor Titular de Direito Penal do Centro Universitário Fundação Santo André recebe Certificado  entregue pelo  Capitão PM Barboza.


Palavras do Professor


Seção de Comunicação Social do CPA/M-6

Visita ao CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior Nove) - Piracicaba





Tendo em vista a necessidade constante de aprimoramento de gestão e melhores práticas, na manhã do último dia 18, o efetivo do CPA-M6 visitou a sede do CPI-9 no município de Piracicaba/SP. 

A visita contou com a presença do efetivo de todas as seções do Estado Maior do CPA-M6, no intuíto de uma troca de informações e de experiências, o chamado "Benchmarking" que consiste no processo de comparação de desempenho entre dois ou mais sistemas. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como a outra realiza uma função específica com a finalidade da melhora constante.

O efetivo do CPA-M6 agradece a receptividade e atenção que nos foi dispensada, e principalmente, coloca-se à disposição, com a certeza que a Policia Militar do Estado de São Paulo é uma Instituição única, e esse tipo de aproximação só tem uma finalidade, O BEM COMUM DE TODA A POPULAÇÃO PAULISTA. 
Coronel PM Cortez durante preleção com o efetivo do CPA-M6 antes da partida.

Auditório do CPI-9 com o Anfitrião Coronel PM Humberto Gouvea Figueiredo, Comandante do Comando de Policiamento do Interior Nove.
Coronel PM Figueiredo apresentou Palestra sobre o funcionamento e ações inovadoras do CPI-9

Com a presença de oficiais e praças do CPA-M6
Coronel PM Figueiredo e Coronel PM Cortez.

Instalações do CPI-9

COPOM CPI-9

Encerramento da Visita


Entrega de "Mimo" ao Coronel PM Figueiredo.





Seção de Comunicação Social do CPA/M-6

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

PALAVRAS DO COMANDANTE em 18 de agosto de 2015.



Deplorável a charge do Jornal "Folha de São Paulo" neste dia.
Ao estabelecer uma ligação entre os "selfies" que manifestantes das últimas passeatas contra o governo têm tirado com PMs e as chacinas ocorridas em Osasco, o autor dessa charge comete uma série de injustiças imperdoáveis. Primeiro, faz-se leviano, ao estabelecer como verdade que os autores da chacina foram policiais militares. Depois, aprofunda-se em sua leviandade, ao generalizar o ocorrido, supondo que qualquer policial militar caberia no figurino daqueles assassinos - inclusive os que estavam no último dia 16, na Paulista, sendo retratados por manifestantes em "selfies". Por último, mostrou todo seu preconceito e desprezo por parcela importante da população, retratando-os como alienados apoiadores de chacinas.

Dirás que se trata da "sagrada liberdade de expressão"! Citarás pessoas importantes - políticos, pensadores, juristas - todos a defenderem esse direito. Mas não dirás, certamente, que há, sim, um limite para tudo o quanto possa ser considerado valoroso e útil para o ser humano, e esse limite é a dignidade humana. Não dirás, também, que há neste jornal, como de resto em qualquer outro, instrumentos de controle daquilo que se publica (ou censura, como queiram), a desmentir a falácia da "ampla e irrestrita liberdade de imprensa" - com o perdão da redundância. Onde estiveram esses controles? Onde deixamos a dignidade humana?

MARCELO CORTEZ RAMOS DE PAULA
Coronel PM Comandante do CPA-M6


Seção de Comunicação Social do CPA/M-6

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Reunião de Oficiais do CPA/M-6

Palavras do Coronel PM Marcelo Cortez Ramos de Paula, Comandante do CPA-M6 na abertura do Evento.

Na manhã do dia 13 de agosto, aconteceu no Centro de Formação de Professores "Clarice Lispector" a Reunião de Oficiais do CPA-M6.
Uma reunião muito produtiva, que contou com a presença de profissionais de Comunicação Sra. Áurea Regina de Sá e Sr. Marcos Bonato que ministraram uma palestra sobre "Comunicação Social e Relacionamento com a Imprensa".
Também foram apresentadas palestras com o Coronel PM Wellington Luiz Dorian Venezian sobre Administração Financeira e com o Coronel PM Eduardo Pesce de Arruda sobre "O Papel do Oficial e a Polícia do Futuro"
A reunião também teve o intuito de repassar diversas informações sobre Normas e Rotinas do Policiamento em geral, bem como de troca de informações e para dúvidas serem sanadas no âmbito geral da Corporação.

Coronel PM Soffner, Chefe do Estado Maior, com Sra. Áurea Regina de Sá, que ministrou a palestra "Comunicação Social e Relacionamento com a Mídia"

Coronel PM Cortez com Sr. Marcos Bonato "Comunicação Social e Relacionamento com a mídia"

Coronel PM Cortez com Coronel PM Wellington Luiz Dorian Venezian, diretor secretário da COOPMIL, que ministrou palestra sobre Administração Financeira.

Coronel PM Cortez com Coronel PM Eduardo Pesce de Arruda, que ministrou palestra sobre "O Papel do Oficial e a Polícia do Futuro".

Evento que contou com a presença de todos os Oficiais da Região do Grande ABC.


Coronel PM Cortez e Coronel PM Soffner com Sra. Magali Trevisan Marcomini, Coordenadora de Serviço Educacional do Centro de Formação de Professores "Clarice Lispector"




Seção de Comunicação Social do CPA/M-6